Biografia

Richard David Court ou Ritchie(06 de Março de 1952), é um cantor e compositor inglês radicado no Brasil, autor de vários sucessos como "Menina Veneno", "A Vida Tem Dessas Coisas" entre outros.
Nascido em Beckenham, condado de Kent, Inglaterra, morou em diversos países como Quênia, Dinamarca, Alemanha e Escócia, além de várias localidades na Inglaterra por ser fiho de militar.

No Brasil fixa-se primeiro em São Paulo, onde monta a banda Scaladácia com Fábio Gasparini(guitarras), Sérgio Kaffa (baixo), e Azael Rodrigues (bateria). Com o fim da banda, no final de 1973, Ritchie muda-se para o Rio de Janeiro, com a mulher a estilista e arquiteta Leda Zucarelli.

No Rio dá auas de inglês para Paulo Moura, Gal Costa entre vários outros, também participa como flautista na banda Barca do Sol, até entrar como vocalista do Vímana, ao lado de Lulu Santos, Lobão, Luis Simas e Fernando Gama.
Com o fim da banda, e cada integrante segue seu caminho.
Em 1983 Ritchie lança seu Lp "Voo de Coração", que traz sucessos como "Menina Veneno" que vende mais de um milhão de cópias, proeza até então só realizada pelo rei Roberto Carlos.

Ao longo da carreira lança vários trabalhos solo, durante os anos 90 ele trabalha com sonorização de sites musicais, e mídia digita. Em 2002 retorna com um cd de inéditas, intitulado "Auto Fidelidade". EM 2005 se une a vários astros oitentistas e gravam um CD e DVD ao vivo, "Anos 80", produzido pelo Multishow.
Participa em 2003 de um tributo aos "Secos e Molhados" e grava a música "Fala", tema da novela "A Favorita" da Rede Globo,e em Julho de 2009, ele lança o CD/DVD/Blu-ray,"Ritchie - Outra Vez (ao vivo no estúdio)".
Uma produção independente do artista, pelo selo Pop Songs,trata-se do primeiro Blu-ray de um artista nacional independente.

Três anos após seu DVD, comemorando 60 anos de idade e 30 de carreira solo, Ritchie lançou seu primeiro álbum como interprete, intitulado "60". Nesse disco, o cantor interpreta canções da década de 60, mas que não ficaram tão conhecidas pelo grande público.



Saiba mais sobre a carreira de Ritchie visitando o site oficial: ritchie.com.br

Acompanhe Ritchie pelas redes sociais:

ReverbNation | MySpace | Comunidade no Orkut |  Youtube | Facebook