terça-feira, 16 de setembro de 2014

A HISTÓRIA DO POP NOS ANOS 70/80


      Volto aqui pra mais uma vez  para escrever  com imenso prazer, é claro; a respeito  do artista a quem esse blog é humildemente dedicado.
        Escrever a respeito de Ritchie é sempre muito bom já que falar de alguém  com o talento desse inglês , é  um assunto inesgotável.....
        Mas dessa vez quero falar sobre um livro: “Pavões Misteriosos” - 1974 - 1983 A Explosão da Música Pop no Brasil –André Barcinski.
      Nesse livro que tomei conhecimento através do Twitter de Ritchie, não só os fãs do artista irão saber mais sobre a importância do inglês na musica brasileira, mas também sobre toda uma época, pouco documentada da nossa música.
      Vale lembrar aqui que para muitos fãs do inglês que nem tinham nascido naquela época, é uma ótima maneira de ampliar seus conhecimentos sobre música. Nesse quesito tem muita gente que sempre me diz que lamenta ter perdido aquela época – vai falar isso justo pra mim, saudosista de carteirinha?-saudosista sim, afinal ninguém é perfeito, mas com o olhar no futuro sempre!!)
      Mas voltando ao que interessa nesse livro o autor faz uma dissecagem completa de vários hits do artista, revelando detalhes que talvez muitos não conheçam, mostrando como por trás de uma música pop pode haver tantas referencias....ali  André Barcinsk mostra o quanto essas mesmas referencias podem ser até eruditas...
      A mim isso não causa espanto, o pouco que conheço da carreira do artista e sobre a pessoa que Ritchie é; além de musico talentoso, autodidata, uma pessoa com uma cultura privilegiada, seria de esperar que isso aparecesse em seu trabalho.
      Mas vamos conter um pouco meu lado fã (só um pouquinho) e deixar aqui o recado pra quem quiser saber mais sobre música, sobre Ritchie e entender uma época que foi ímpar musicalmente falando. Porque, em minha opinião, a década que se seguiu a de 90 foi um Saara musical.....
       Quer saber mais?
        Pavões Misteriosos - 1974 - 1983 A Explosão da Música Pop no Brasil


2 comentários:

  1. Nossa Márcia!!! Esse livro deve ser muito bom!!! Ansiosa pra ler!!! Sempre novidades, adorei!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.Comentários que contenham conteúdo agressivo, racista,ou palavras impróprias serão excluídos.